30 de setembro de 2014

Testemunhal envolve risco

Matéria veiculada no jornal Valor Econômico do dia 12/9 questiona a efetividade dos anúncios de candidatos políticos que utilizam figuras públicas em suas mensagens, especialmente artistas, Segundo a reportagem, na opinião dos diversos especialistas ouvidos sobre o tema, a influência é quase nula. Concluiu-se, ainda, que, em determinados casos, a personalidade (no caso o artista) acaba “queimando seu filme”.
O trabalho revela, no entanto, que quando a celebridade se propõe a aparecer em anúncios comerciais, avalizando um produto ou serviço, na grande maioria das vezes o “efeito credibilidade” é positivo. Há apenas uma ressalva: se o personagem do testemunhal se envolver em algum desvio de comportamento social, o produto ou o serviço poderá ter sua imagem associada.

FIRJAN abre concorrência

Com verba disponível em torno de R$ 12 milhões, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – Firjan – estará publicando, nos próximos dias, edital convocando agências para concorrer ao atendimento de sua conta, em 2015. A Firjan compreende SENAI-RJ, SESI-RJ, o Centro Industrial do Rio de Janeiro e o IEL-RJ. Várias agências já estão se antecipando, estudando e preparando preliminarmente as respectivas propostas.

9 de setembro de 2014

Publicidade comemora crescimento

O mercado publicitário brasileiro comemora o notável crescimento de 18,17% em aplicação de verbas nos diversos meios, nos seis primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período de 2013. De acordo com o Projeto Inter-Meios, responsável pelo levantamento, o valor bruto do investimento de janeiro a junho deste ano chegou a R$ 17,29 bilhões.
Os maiores índices desse montante foram, respectivamente, para a TV por assinatura (49%) e para a Mídia Exterior (36%). Os mesmos números mostram que a TV Aberta cresceu 22% em faturamento, ficando com cerca de 70% do total, ou seja perto dos R$ 12 bilhões.
O estudo revela, ainda, que, se somado o índice de 20% de investimentos  não declarados e de 16% relativos à produção de peças publicitárias, o total investido no período pode ultrapassar R$ 25 bilhões.
Para que se tenha ideia mais concreta do resultado, só no mês de junho, início da Copa do Mundo, as verbas foram 25% maiores que as do mesmo mês em 2013. E se levarmos em conta que o crescimento do PIB foi 0,2% no primeiro trimestre e 0,6% no segundo, os números da publicidade brasileira são altamente significativos.
O Projeto Inter-Meios, que assina o estudo, é um relatório de investimento em mídia no País tabulado pela empresa de auditoria Pricewaterhouse Coopers com exclusividade para o Meio & Mensagem.

Rock in Rio ganha filme comemorativo

Uma campanha para comemorar os 30 anos do Rock in Rio, criada pela Artplan, tem como carro chefe um belo filme estrelado pela atriz Fernanda Montenegro, com música apresentada pela Orquestra Sinfônica Brasileira.
Segundo a mensagem dos organizadores, o evento – agora internacional – já foi visto por mais de 1 bilhão de pessoas em cerca de 200 países.
Para Roberto Medina, um dos responsáveis pela festa, o filme mostra agradece ao público o prestígio alcançado em três décadas de Rock in Rio que, ano que vem, ocorrerá em duas grandes cidades, a americana Las Vegas e no seu local de origem, o Rio de Janeiro.

Globo já vende futebol 2015

Já começaram a ser apresentados às agências de publicidade e aos atuais patrocinadores o plano comercial para cobertura do futebol que a Rede Globo fará ano que vem. Os patrocínios serão divididos em seis cotas, para jogos nacionais e internacionais, a maioria programada.
Segundo a emissora, o valor é sobre o preço de tabela e cada cota custará R$ 225 milhões. Este ano de 2014, cada cota para os jogos de futebol fora da Copa do Mundo, incluindo aí os campeonatos regionais e nacional, custou R$ 185 milhões, pouco menos que o valor unitário exclusivo para o Mundial, que teve cada cota vendida por R$ 189 milhões.  

4 de setembro de 2014

Rio ganha evento internacional de mídia exterior


O Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Rio de Janeiro – Sepex – estará presente ao V Fórum Internacional ABA Rio de Mídia, que acontecerá no próximo dia 24 de setembro, na Caixa Cultural – Auditório – à Avenida Almirante Barroso, Centro, a partir das 9h.  A presidente da entidade, Teresinha Abreu, fará palestra marcada para às 10h30 e terá como tema “A Mídia Exterior na França”.
Para justificar sua abordagem, Teresinha explicou que “embora aquele país tenha paisagem, história e cultura muito diferentes das nossas, muitos pontos sobre a mídia exterior podem ser adequados à nossa realidade”. Segundo ela, os franceses normatizaram essa atividade mostrando preocupação, tanto com a liberdade de expressão quanto com o respeito ao meio ambiente. Teresinha mostrará como funciona a mídia exterior naquele país, em especial, na capital francesa.
A abertura do evento terá como principal palestrante o venezuelano especialista internacional em mídia exterior José R. Diaz. Ele discorrerá sobre o funcionamento da mídia exterior em vários países e nas grandes capitais.
Informações poderão ser obtidas pelos tels: (55 21) 2531-7297 / 2509-5135